quarta-feira, 4 de abril de 2012

   
"Em artigo publicado na Revista Veja, edição 1726, ano 34, nº45, 14 de novembro de 2001, intitulado: Você está demitido! o administrador Stephen Kanitz faz uma brilhante abordagem sobre a questão de como salvar uma empresa da crise. Stephen Kanitz lembra seu tempo de mestrando de Harvard onde uma aula o marcou profundamente seu pensamento. Nessa aula, seu professor simulou a demissão de um aluno da sala para explicar alguns conceitos fundamentais no que seria a administração correta de uma organização. Após dar ordens para que o aluno se retirasse da sala sem justa causa, foi explicado aos alunos as consequências de uma demissão. Kanitz descreve as consequências de demissões que são feitas com o objetivo de reduzir custos e que não são percebidas pelo alto escalão da administração. Assim, ele argumenta que; é muito fácil fazer demissões de funcionários, quando se planeja reduzir custos, sem ter que olhar nos olhos de cada um. Demissões nunca deveria ser a primeira opção de uma empresa quando está em crise. Tampouco cortar gastos com projetos sociais, propagandas e programas de treinamentos. Para Kanitz, isso é o que grande parte das empresas brasileiras costumam fazer. Para livrar-se de crises é necessário fazer poupança e caixa, e não demissões. Isso vale tanto para a iniciativa privada, pública, quanto para a vida familiar. Pois, segundo ele, quando se corta gastos familiares essenciais da vida familiar, está também, de certa forma, demitindo pessoas. As pessoas devem ser prioridades. São elas os recursos fundamentais de uma empresa. Portanto, Kanitz conclui que quando se tratar de resolver uma crise, deve considerar a demissão sempre como última opção."

Fonte:http://pt.shvoong.com/socialsciences/504260-voc%C3%AA-est%C3%A1-demitido/
Acesso em 04/04/2012
Publicado em: 12 abril, 2007
Autor: Stephen Kanitz

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!