quinta-feira, 3 de maio de 2012




Você já ouviu falar da FIT? Talvez não, mas é possível que durante a primeira fase de um processo seletivo já tenha se deparado com um questionário que investiga como você reagiu diante de certas situações. Desde 2010, a FIT ouFirst Individual Trial (primeira triagem individual, em tradução livre) passou a fazer parte da etapa de testes online de algumas seleções. Só em 2012, por exemplo, ela foi utilizada em cerca de 30 processos conduzidos pela Cia de Talentos.
“Com a FIT pretendemos antecipar a avaliação de itens que, em geral, são considerados apenas nas etapas presenciais, como aderência às competências, aos valores e ao negócio da empresa”, explica Renata Magliocca, gerente de inovação da Cia de Talentos. A lista de questões da FIT é baseada na metodologia de avaliação por competência, em que o comportamento passado prediz o comportamento futuro. Por isso é que o questionário sinaliza tendências de conduta dos profissionais.

A FIT tem cerca de 45 questões relacionadas entre si, que são divididas em grupos por assunto. Os candidatos têm 60 minutos para mensurar as alternativas que mais se assemelham às atitudes tomadas diante de experiências reais.
Funciona assim. O candidato tem de atribuir nota 1 ou nota 2 a cada afirmação, sendo que cada uma significa o seguinte:

1. A afirmação reflete em parte a forma como agi.
2. A afirmação reflete totalmente a forma como agi.
Um exemplo de pergunta é:
"Lembre-se de uma situação (acadêmica, pessoal, profissional) na qual você precisou adaptar-se a uma nova realidade, que incluiu mudanças de todos os tipos (pessoas e contextos) e havia um prazo definido para isso.

Quando me deparei com essa nova situação, minha postura foi de:

( ) Agir calmamente, pois acredito que mudanças são processos de aprendizagem.
( ) Agir rapidamente, pois acredito que mudanças podem impactar, de forma não tão positiva, no desempenho de todos."
Nenhuma resposta pode ficar em branco. Caso nenhuma alternativa represente fielmente o que o candidato gostaria de responder, deve-se escolher a que mais se aproxima da resposta. Se as duas possibilidades representarem a forma como ele agiu, é recomendado que priorize a que mais se identifica.

Reposta boa é resposta sincera – A gerente da Cia de Talentos explica que não existe resposta certa ou errada na FIT. “Temos uma resposta-alvo, relacionada ao comportamento buscado entre os candidatos. As outras também podem estar adequadas, mas muitas vezes são diferentes da expectativa da empresa.” Segundo ela, as mesmas questões podem, inclusive, ser utilizadas com pesos diferentes entre as empresas.
Renata alerta que a melhor maneira de responder o questionário é sendo sincero. Ela recomenda que o candidato não assinale alternativas pressupondo a resposta desejada pela empresa. “Só navegar no site e ler os valores da companhia não significa que você a conhece”, diz.
A FIT não é uma etapa eliminatória, mas auxilia o ranqueamento dos candidatos. A pontuação obtida é somada aos resultados dos testes de habilidades (como inglês, raciocínio lógico ou atualidades) para obter a média do candidato na primeira etapa da seleção.

Quem mentir pode até passar de fase, mas vai ser prejudicado mais para frente, já que o FIT tem sido usado como guia para as etapas presenciais, como a entrevista com o RH ou com o gestor. “São feitas perguntas semelhantes e, se o candidato responder de maneira diferente, pode se colocar numa enrascada”, conta Renata.

Além disso, ao manipular as respostas o profissional perde a chance de se dar bem em companhias que realmente têm a ver com ele. “As empresas não buscam respostas do senso comum”, afirma.
Antes de começar a responder o questionário, a gerente da Cia de Talentos recomenda que os candidatos dediquem um tempo para lembrar de momentos importantes e situações relevantes na carreira. Essa análise garante clareza na hora de enumerar projetos e vivências e evita que o candidato perca muito tempo em cada pergunta. “É fundamental conhecer a sua história e saber o que você quer mostrar durante o processo seletivo. Encare essa avaliação como um preparo para o restante do processo seletivo”.

Acesso: 03/05/2012
Autor(a): Rachel Sciré

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!