quarta-feira, 4 de abril de 2012


Karl Marx (1018-1883) foi Matemático, Filósofo, Sociólogo, e um pensador revolucionário de sua época, cujas idéias não apenas afetaram a Sociologia como também toda a História. A sociologia iniciou-se no período da Revolução Industrial e os Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antidoto" para a desigualdade social.



A MAIS-VALIA

            A visão de Marx em relação ao Capitalismo era que o individuo (empregado), não recebia um salário condizente com o que produzia, chamava de lucro a diferença da produção a qual não ia para o bolso do empregado. Marx entendia que se uma peça que o trabalhador produzia custava certo valor (x), ao ser fabricada, e quando era colocada no mercado, o seu empregador “conseguia vender por dez vezes mais o valor do produto (10x)”, existia uma remuneração que não satisfazia aos interesses do empregado. Exemplo: Se uma peça ao ser fabricada por um individuo custasse cem reais, e ao ser colocada no mercado passasse a custar seiscentos reais, e o salário do funcionário fosse de seiscentos e vinte reais, então com mais ou menos um produto vendido ou um dia de trabalho do funcionário, o empregador conseguiria pagar o salário do mês completo, e o mesmo trabalharia o resto do mês de graça, a essa diferença Marx chamou de Mais-Valia.
     Hoje em dia ainda se usam métodos de pagamentos parecidos com o da época, e talvez isso gere insatisfação nas pessoas, que não acham justa a sua remuneração e isso mostra que além de ter um bom ambiente de trabalho, deve-se ter uma boa política salarial.
                              Alex Alves   


0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!