Nelson Mandela se
candidata a presidente da África do Sul assim que sai da prisão e, consegue se
eleger, deixando uma maioria da população branca do país descontente e
assustada, com medo de perderem os empregos e que ocorra uma reviravolta no
sistema de segregação do país. Eles se sentiam ameaçados por terem um presidente
negro, mas ele mostra-se justo e não muda nem demite ninguém dos seus cargos,
mesmo assim ainda continuam insatisfeitos. Mandela investe num time de Rúgbi,
que não era muito querido pelas pessoas do país, pois, só tinha jogadores
brancos e, começa a trabalhar com a intenção de acabar com a separação do povo.
Percebe-se que a representação negativa do esporte era muito forte e,
representava uma crise no sistema social. Ele faz amizade com o capitão do time
(Piennar) e começa a fazer trabalhos sociais em comunidades carentes
e criam um slogan, o qual foi muito importante, pois, “Um time, Uma
nação”, aos poucos conseguiu com que as pessoas começassem a sentir orgulho
pelo conjunto e pelo país, popularizando o esporte nas periferias, para ganhar
torcedores negros. Observa-se que o emprego do marketing foi muito eficaz
utilizando-se do slogan, como o que já foi dito no texto, fortaleceu a imagem
do time, motivando as pessoas a acreditarem que era possível alcançar vitorias
significativas e, ainda utilizou-se da emoção pelas vitorias e o desejo de
unificação, conseguindo o que queria, unir um país. Ele consegue
mudar a imagem do time, que representava o apartheid, em um símbolo que
representava a áfrica de negros e brancos. A inversão de valores foi possível
por causa da influencia pelo esporte e a luta de Mandela para acabar com as
diferenças.
Alex Alves
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