quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Cada cultura organizacional tem a sua própria lógica interna, com a qual procuramos avaliar, para que se faça sentido às praticas, transformações e concepções pelas quais passa o estudo da lógica. A realidade cultural é codificada ou manifestada através de linguagens, costumes, idéias e doutrinas sejam por meio de valores, rituais, lendas e tradições e muitas vezes estão acima da ética, dependendo do ponto de vista.
No Brasil costumas-se chamar as pessoas pelo primeiro nome, no entanto, em países de língua inglesa seria descortês, os espaços culturais apresentam diferentes concepções sobre a conduta adequada. É através da cultura que o individuo manifesta o seu conceito em relação à honestidade, amor, confiança etc. Por exemplo, a coragem dos kamikazes japoneses, se choca contra o instinto de sobrevivência, os esquimós que deixavam os seus pais idosos nas montanhas para serem devorados por ursos, vai contra o instinto filial; as mulheres da tribo Tapirapé-tupi, que matavam os seus filhos a partir do terceiro, vai contra o instinto maternal. Pode-se avaliar o seguinte fato nas organizações, a cultura existe como um paradigma, que muitas vezes prevalece ao longo dos anos sem serem questionadas, simplesmente por existirem. Um grupo de cientistas fez uma experiência comportamental com macacos em laboratório, colocou uma escada no meio deles e em cima da escada uma penca de bananas, cada vez que um macaco subia para apanhar uma, era jogada uma ducha de água fria nos demais, se passando o tempo, sempre que um macaco ia subir para apanhar uma banana, levava uma surra dos demais, depois disso nenhum deles subiram mais, os cientistas então trocaram um dos macacos, e o novato sem saber de nada logo subiu para pegar uma banana e levou uma surra dos outros, assim foi ate trocarem todos os símios, e depois disso nenhum dos macacos novos subiam para pegar as bananas, se por acaso se pudesse fazer uma pergunta a eles, porque ninguém sobe para pegar uma banana? Eles diriam: não sei quando eu cheguei aqui já era assim.
Nesse contexto, as organizações podem ser vistas como um mecanismo social adaptado ao meio ambiente, que produz subprodutos, artefatos culturais (rituais, lendas, cerimônias etc.), sem nunca serem questionadas. 

Baseado no livro:"Revigorando a cultura empresarial".

Alex Alves

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!